Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como fazer doutorado

Olá, hoje vamos falar sobre dicas para quem quer fazer uma pós-graduação.

Existem várias formas de pós-graduação: especialização, habilitação, residência, MBA, e outras. Mais, hoje no Brasil, existe uma demanda muito grande por mestrado e doutorado. Poucas instituições ou faculdades oferecem este tipo de pós-graduação, sendo que nas Universidades Federais estão os melhores cursos. Principalmente relacionados à pesquisa e à tecnologia. Existem programas de bolsas de estudo, tanto no Brasil como para o exterior, denominado muitas vezes por "Doutorado Sanduiche". Existem também, diversas instituições financiadoras, veja: http://www.cnpq.br/

Bem, para quem quer seguir carreira acadêmica, de pesquisa, coordenação de cursos e trabalhos relacionados à educação, o mestrado e o doutorado é sem sombra de dúvida o caminho. Muita gente procura fazer os cursos de Mestrado e Doutorado com finalidade de formar um bom curriculum para somar pontos em concurso público (avaliação curricular), alguns para se qualificar e melhorar o salário, uma vez que, muitos cargos públicos, são melhores remunerados quando o profissional tem uma especialização, um mestrado, ou um doutorado. Existem também o PHD, ou livre docência, para profissionais de alto nível e alto conhecimento. Os concursos para professores, principalmente universitários federais e estaduais, devem estar aquecidos nos próximos 10 anos, exigindo cada vez mais qualificação, experiências profissionais, cursos de extensão, congressos, publicação de artigos científicos, participação em eventos, bancas de concursos, capítulos de livros publicados, experiência em todos os campos acadêmicos, e etc... So não sei se os salários, devido a tantas exigências, vão acompanhar todo o esforço para forma um professional de alto nível. Um coisa é certa, se o Brasil quer continuar crescendo, desenvolvendo e se tornar um país melhor, o investimento deve ser feito sem sombras de dúvidas na educação e nos profissionais envolvidos neste processo.

RESUMO PARA PASSAR NA SELEÇÃO E FAZER UM CURSO DE MESTRADO OU DOUTORADO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL:

1º - Faça um bom curriculum Lattes (http://www.cnpq.br/) plataforma lattes, coloque todos os seus cursos, especializações, extensões, congressos, simpósios e etc...) se vc ainda nao tem cursos, corra atrás de fazer.

2º - Procurar um orientador (acesse o site da universidade ou da faculdade, a qual, vc quer fazer o doutorado/mestrado, depois pegue a lista de e-mails dos professores. Envie e-mails para todos os professores orientadores, e diga que vc quer fazer o doutorado ou mestrado, pergunte se ele tem interesse. Pergunte também, se ele vai abrir vagas, se tem algum trabalho que vc possa participar. Se possível leve um bom pré-projeto e seu curriculum). Um boa dica é começar como aluno especial ou participar de algum projeto do orientador. Estude bastante a área de atuação do provável orientador, vai ajudar muito. Marque uma reunião com o orientador, seja honesto com ele, e seja o que Deus quiser, boa sorte.

3º - Aprenda ingles, uma boa dica: faça o curso de ingles instrumental.

4º - Vá na faculdade, converse com pessoas que já estão fazendo o curso que vc quer, pegue dicas e experiências.

5º - Se dedique ao máximo, se vc desejar de verdade e se esforçar, você vai conseguir. Fique atento as concursos e aos editais, estude bastante e tudo vai dar certo.

Adoro estas duas frases:

Se dá para imaginar, dá para fazer.

O que você faz no presente, é o que você vai colher no futuro.

Um grande abraço, espero ter ajudado.

Dr. Medicamentos