Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Kinesio Taping


Bandagem Elástica Adesiva

            A aplicação de KINESIO reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

A bandagem tem como funções fundamentais: 
- Corrigir a função do músculo: A bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.
- Melhorar a circulação sanguínea e linfática: A bandagem auxiliará na absorção de edema ou hematoma.
- Alívio da Dor: Supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem na área afetada.
- Reposição da subluxação da articulação: A articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular que pode ser corrigida com a bandagem que recuperando a função da fáscia e do músculo.

Características:
- 130 a 140% de elasticidade;
- Tecido 100% algodão;
- Adesivo ativado pelo calor;
- Não contém látex;
- Permite que a pele respire sem obstrução;
- Estrutura semelhante a pele humana em espessura e peso;
- Ondas para circulação de ar;
- Permite a amplitude de movimentos sem restrições, com fitas atléticas convencionais;
- Proporciona melhoria da circulação linfática, reduzindo dores e inchaço;
- Durável 3-5 dias/aplicação.

O Kinesiology Taping ou Bandagens ElásticasFuncionais é um método utilizado na área de reabilitação e esportiva, que devido a sua praticidade e eficiência tem se difundindo por todo o mundo, em alguns locais, já está sendo utilizado como padrão ouro "gold standard" na reabilitação, no tratamento de desordens funcionais e redução de linfedema.



A terapia das Bandagens Elásticas Funcionais foi concebida a partir de faixas elásticas adesivas de características muito peculiares, com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos tecidos moles, sem limitar a ação dos mesmos. Este método pode ser por atletas e não atletas.



Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno e promover a regeneração tecidual.

A bandagem utilizada é confeccionada em algodão apresentando alta tolerabilidade e baixo efeito adverso podendo ser aplicado desde bebês a idosos, principalmente nas disfunções orgânico-viscerais.

O Kinesiology Taping ou Bandagens Elásticas Funcionais é um método utilizado na área de reabilitação e esportiva, que devido a sua praticidade e eficiência tem se difundindo por todo o mundo, em alguns locais, já está sendo utilizado como padrão ouro "gold standard" na reabilitação, no tratamento de desordens funcionais e redução de linfedema.


                                           
 O kinesiology Taping promove estímulos mecânicos (elásticos) duradores e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos 
mais profundos através de mecano receptores encontrados na epiderme e derme. Estes resceptores fornecem informações exclusivamente sobre eventos 
externos que afetam o nosso organismo e dão ao sistema articular elementar a habilidade para detectar estímulos aplicados à pele sobre pequenas áreas e grandes áreas e com duração curtas e contínuas.


Segundo Kase (2003) estas informações produzem vários efeitos, tais como:Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante a contração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sangüíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos, aumento da propriocepção.

O sucesso desta técnica esta associada as particularidades da fita de bandagem. Possui características elásticas (130-140% próximo do tecido muscular), expande-se apenas em 1 sentido, longitudinalmente. Característica delgada (espessura e peso similares a pele), porosa (permitindo as trocas gasosas), cofeccionada algodão (alta tolerabilidade da pele). Possui uma cola sensível ao calor e não possui princípios ativos (medicamentos); Não tem função de imobilização; Hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias.


A KT pode ser utilizada em diversas áreas na reabilitação e vem sendo utilizada com sucesso nas áreas esportiva, traumato-ortopédica, estética, neurologica; pediatria, reumatologia e outras. Existem ainda trabalhos sobre aplicação desta técnica em animais descartando a teoria do efeito psicológico do processo.

Algumas Aplicações de Kinesio Taping


Link 2    Músculo Deltóide   http://www.youtube.com/watch?v=rsy0WNDnE4w&feature=player_embedded